Vagueios indiscretos não guardados em mim

terça-feira, 25 de maio de 2010

subo o bloco. 'aos seus lugares' e soa o apito.
entro na água , ainda sem saber bem o que está a acontecer. são cem metros, quatro piscinas. há que me poupar. mas o nervosismo toma conta de mim, os meus movimentos densos são a razão para o meu cansaço. não penso em nada, mas penso em tudo. a vontade de desligar revolta-se e mostra-me imagens de tudo o que já vi, e já vivi, de tudo o que está para acontecer, de tudo o que poderia ter acontecido. um assunto leva a outro. uma imagem traz outra consigo. pensamentos rápidos, e organizados. nomes. levam a nomes. e consigo trazem muitas memórias. é rápido, mas cansa.
o meu cérebro pede oxigénio e eu vou obtendo o mais que posso a cada braçada. apesar de tudo, não sinto o corpo a falhar.
dirijo-me para a parede, a fraquejar. não me sinto cansada. não me doem as pernas, ou os braços. estou apenas sem forças para me mover na piscina, mais funda do que o habitual.
olho para cima, bem antes de fazer a última viragem. vejo uma mancha verde. toda a chamar por mim. todos aos berros. todos a acreditar. mas falho, e a última transição de direcção é fraca e demonstra cansaço.
é a última piscina, e na altura não aguentava muito, mas agora sinto que podia ter feito melhor.
quando olho, já vejo a minha adversária na parede. mas observo as bandeiras acima de mim. sei que falta pouco, muito pouco. não vejo ninguém depois da rapariga da touca preta, que já descansa junto à parede. isto dá-me pouca vontade de continuar. não há ninguém que dispute comigo o segundo ou o terceiro lugar.
rebento a parede, bem forte, com as duas mãos abertas. volto a tocar nela, mais uma vez, com medo de que a minha chegada não tenha sido contabilizada pelas placas colocadas de propósito na parede.
estou cansada, e olho à minha volta, consegui uma grande vantagem das restantes. mas não chegou para estar em primeiro. estou tonta e com necessidade de comer.
há mais uma prova, em equipa, e sei que na próxima vai ser a valer.

(...) e foi (...)

1 comentário: